Portal do Governo do Estado de São Paulo

IPVA
Lançamento

A SEFAZ efetuará o lançamento de ofício dos débitos do IPVA de forma automática, a partir da constatação da sua existência no Sistema de Controle de Arrecadação do IPVA, ou de forma manual através do sistema IPV – Aplicativo Auxiliar Para Emissão da Comunicação de Lançamento do IPVA - uma vez apurado que o imposto é devido e não foi pago até a data de seu vencimento.

O contribuinte ou responsável será notificado a recolher o débito fiscal por meio de publicação no Diário Oficial e cientificado da publicação mediante comunicação expedida por carta simples.

A partir da data da publicação no DOE, o contribuinte ou responsável terá o prazo de 30 dias para recolher o débito fiscal ou apresentar contestação, sob pena de inscrição do débito na Dívida Ativa.

Os procedimentos abordados as seguir, são procedimentos decorrentes destes lançamentos – automático ou manual - em que o contribuinte decide por contestar a Comunicação de Lançamento, mediante documento de contestação, por escrito, protocolizado e dirigido ao Chefe do Posto Fiscal indicado na notificação, ou ainda em casos de Recurso de decisão de julgamento de contestação, neste caso ao Delegado Regional Tributário.

  Passo a passo


 Local
 

Posto Fiscal, Central de Pronto Atendimento ou Unidade do Poupatempo.
 

 Taxa
 

Não há taxa.
 

 Documentos
 

A contestação ou recurso deverá conter:

- A autoridade a quem é dirigida, conforme indicada na notificação;

- O nome, a qualificação e o endereço do interessado e, quando for o caso, a identificação e qualificação do signatário, bem como o respectivo instrumento que outorgou poder para representar o interessado;

- A identificação do lançamento contestado e em sendo o caso de recurso, do julgamento da contestação;

- A identificação do veículo automotor cuja propriedade fez incidir o imposto;

- As razões de fato e de direito sobre as quais se fundamenta.


A contestação ou recurso deverá ser instruída com:

- O Certificado de Registro do Veículo - CRV ou o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV do veículo automotor;

- Os comprovantes de recolhimento de IPVA, quando for o caso;

- Demonstrativos e demais elementos materiais destinados a comprovar as alegações e que sejam necessários para o pleno esclarecimento da matéria controvertida.

- Todas as cópias de documentos exigidas acima deverão ser apresentadas com os originais, para conferência e autenticação pelo atendente, dispensando-se autenticação e reconhecimento de firma em cartório, salvo se houver dúvida quanto à autenticidade.
 


 Procedimentos
 

1) Comparecer ao Posto Fiscal, Central de Pronto Atendimento ou Unidade do Poupatempo, de posse dos documentos acima mencionados.
 


As informações não foram suficientes para sanar sua dúvida?

Clique aqui para efetivar o envio da sua consulta

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Av. Rangel Pestana, 300 - São Paulo / SP - 01017-911 - PABX (11)3243-3400   |   Mapa do Site