Portal do Governo do Estado de São Paulo

SEFAZ-SP Notícias

Santos terá seminário sobre índice de participação dos municípios

A Secretaria da Fazenda realizará  seminário sobre a Declaração do Índice de Participação dos Municípios (DIPAM) em Santos. O programa visa capacitar os fiscais municipais na apuração do Índice de Participação dos Municípios (IPM). O evento será realizado na segunda-feira, 21/3, das 9 às 13 horas no auditório da Associação dos Contabilistas de Santos, na avenida Conselheiro Nébias, nº 592, para funcionários municipais da cidade e da região.

Os repasses do ICMS representam uma importante fonte de receita para os 645 municípios paulistas. Os valores distribuídos semanalmente às prefeituras são definidos pelo IPM apurado para cada cidade. O conhecimento da base legal, do método de cálculo do Valor Adicionado - que define 76% do índice - e o acompanhamento de sua elaboração contribuem para aprimorar o envio de dados relativos à atividade econômica dos municípios.

O objetivo da Fazenda é capacitar os fiscais municipais a analisar e aumentar a precisão dos dados para cálculo do Índice de Participação dos Municípios. Para informações sobre a programação dos seminários Dipam, endereços, horários e locais disponíveis ou inscrição acesse o site da Secretária da Fazenda: http://www.fazendasp.gov.br/seminario_dipam/ .
______________________________________________________________________

EVENTO: Seminário Dipam 2011
LOCAL: Auditório da Associação dos Contabilistas de Santos
Avenida Conselheiro Nébias, 592