Portal do Governo do Estado de São Paulo

SEFAZ-SP Notícias

Folha de pagamento passa por modernização e ganha maior eficiência no processamento

 A Secretaria da Fazenda está implementando o primeiro módulo do Projeto de Modernização do Sistema de Despesa de Pessoal do Estado – SDPE que envolve informações de freqüência mensal e atualização de dados cadastrais dos servidores, via internet. Todas as secretarias de Estado já foram treinadas e estão prontas para a implantação piloto. 

 A implementação desse primeiro módulo já propiciará maior capacidade e agilidade no processamento da folha de pagamento, com melhoria na qualidade da informação devido a redução do fluxo de papel e de erros. 

 Atualmente, a entrada de dados no sistema é centralizada no Departamento de Despesa de Pessoal do Estado -  DDPE. Com as mudanças, a alimentação do sistema passará a ser descentralizada, com entrada de dados, via internet. 

 O projeto beneficia funcionários do Departamento DDPE e todos os envolvidos na execução da folha de pagamento. Em conseqüência, as melhorias beneficiarão todas as pessoas que dependem do trabalho desses profissionais e que aguardam, mensalmente, a emissão dos seus holerites pela Fazenda, sem erros de cálculo, e o pagamento dos seus salários na data correta. Fatores esses que garantem, para muitos, noites de sono mais tranqüilas, em todos os níveis hierárquicos do Estado. 

 O projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado de São Paulo – Proffis. Através do SDPE processa-se a folha de pagamento de todos os servidores ativos e inativos, e dos beneficiários de pensão alimentícia, pensões especiais e de complementação de aposentadoria, das Secretarias de Estado e da Procuradoria Geral do Estado. 

  Esse projeto tem por objetivo promover a mudança tecnológica e conceitual da arquitetura do atual sistema da folha de pagamento, permitindo novos processos de entrada de dados, via internet, adequar as funcionalidadse, ampliar a capacidade de processamento, criar interfaces mais amigáveis com o usuário, reduzir o esforço de manutenção, abranger funções as quais o atual sistema não tem capacidade de atendimento, aprimorar o controle de acesso, possibilitar a automatização de cálculos e implementar o módulo de simulações e projeções da folha de pagamento relativos à concessão de vantagens, benefícios e direitos dos servidores públicos.

  A conclusão do desenvolvimento de todo o sistema está prevista para outubro de 2007.

 

Projeto de Modernização do Sistema de Despesa de Pessoal do Estado – SDPE

 

 Objetivos

 

  • Mudança tecnológica e conceitual da arquitetura do sistema;
  •  Maior capacidade e agilidade de processamento da folha de pagamento;
  •  Descentralização da entrada de dados (via Internet ), hoje a entrada é centralizada no DDPE;
  •  Melhoria da qualidade (Redução no fluxo de papéis e de erros );
  •  Automatização de cálculos retroativos (Eliminação de interferência manual);
  •  Aumento da eficácia (Otimização dos recursos, redução de custos, aumento da transparência e segurança);
  •  Projeções e simulações de cálculos em tempo real.

Benefícios

  •  Descentralização da inserção de dados dos servidores (via Internet), para os gestores das secretarias;
  •  Melhoria da qualidade (Redução no fluxo de encaminhamento de documentos ao DDPE;
  •  Possibilidade de geração da ficha de contagem de tempo de serviço. Atualmente o  controle é manual por aqueles que não possuem sistema de Recursos Humanos.
  •  Com a formação de histórico teremos uma base para a obtenção de dados para fins de elaboração da documentação necessária para a Contagem de Tempo e Aposentadoria.

 

 


Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Av. Rangel Pestana, 300 - São Paulo / SP - 01017-911 - PABX (11)3243-3400   |   Mapa do Site