Portal do Governo do Estado de São Paulo

Relatório da Receita Tributária

Para visualizar o mês desejado, selecione abaixo:


Este é o Relatório da Receita Tributária do Estado de São Paulo, dedicado à informação e à análise do comportamento dos recolhimentos dos tributos estaduais. Mensalmente até o décimo dia últil é apresentada a Análise da Receita Tributária Total, versando sobre a totalidade da arrecadação do mês, seguida da Análise da Evolução do ICMS. Ambos os textos são acompanhados de considerações de fatos econômicos e tributário-fiscais relevantes assim como do relato de eventuais sazonalidades.

As Estatísticas de Referência demonstram o comportamento da atividade econômica e da arrecadação estadual em diversos formatos, atualizados mês a mês, estabelecendo quadro estatístico e histórico, em conformidade com o objetivo de transparência da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

É importante observar as seguintes notas:

  • As informações de arrecadação deste relatório, principalmente as de ICMS e IPVA, apresentam divergências em relação aos dados da seção Prestando Contas deste portal, porque:

    - tanto o Demonstrativo do ICMS, como o do IPVA, apresentam as informações depois de procedidos todos os ajustes necessários: estornos, valores ressarcidos/restituídos, incorreções de lançamentos bancários etc. É o valor contábil, oficial, que consta no Balanço Anual do Estado de São Paulo. Essa precisão retarda o tempo de publicação, gerando uma defasagem;

  • As eventuais diferenças entre ambos não desqualificam a utilização das informações agregadas mais recentes neste relatório, para fins de análise e da divulgação de resultados do comportamento da arrecadação.

    Assim, o Relatório da Receita Tributária de São Paulo apresenta a informação mais recente, ainda sem os ajustes bancários e contábeis. Dessa forma, o montante de arrecadação citado tende a ser ligeiramente maior. Porém, a pequena diferença, média de 0,1%, justifica a utilização da informação mais recente para que haja maior rapidez na publicação dos dados e das análises.


  • A partir de março de 2009, todas as informações de arrecadação, tanto as contidas nas tabelas como as citadas nos textos, correspondem a 100%, ou seja, não são mais utilizados os valores Q.P.E. (quota parte do estado) para o ICMS e IPVA.

  • No Relatório de julho/2014 em diante, foram reclassificadas algumas receitas de Taxas referentes ao ano de 2013 e seguinte, excluindo-se dos totais mensais; procedimento idêntico foi adotado no Relatório de agosto/2014 em relação ao ano de 2012. A partir do Relatório de outubro/2014, nas Tabelas 1 e 1A, foram incluídos os valores principais sem acréscimos do Programa de Parcelamento de Débitos - PPD estabelecido através do decreto 60.443/2014.

    Coordenadoria da Administração Tributária - CAT

  • Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Av. Rangel Pestana, 300 - São Paulo / SP - 01017-911 - PABX (11)3243-3400   |   Mapa do Site