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Instrução DDPE nº 1, de 04 de outubro de 2017
DOE - 06/10/2017
O Diretor do Departamento de Despesa de Pessoal do Estado com base no Artigo 7º da Portaria CAF-G nº 25, de 27 de setembro de 2017, e objetivando orientar as Unidades Administrativas quanto aos procedimentos relativos ao COMUNICADO DE OCORRÊNCIA, expede a presente Instrução:
Artigo 1º. O Comunicado de Ocorrência deve ser utilizado para informar situações que impliquem sustação, redução ou reposição de pagamento de vencimentos/vantagens de servidores, nos termos da legislação em vigor, observando-se o Roteiro de Utilização (Anexo I), para acesso por meio eletrônico, e o Roteiro de Preenchimento (Anexo II), para formulário em papel.
Artigo 2º. O acesso ao "Comunicado de Ocorrência Eletrônico" dar-se-á por meio de senhas atribuídas aos usuários:
- O responsável pela Unidade Administrativa solicitará a inclusão e/ou exclusão de usuários através de Ofício (Anexo III);
- O ofício deverá ser encaminhado ao Diretor do Centro de Despesa de Pessoal, ou Centro Regional de Despesa de Pessoal;
- Os ofícios da Secretaria da Educação deverão ser encaminhados através das Diretorias de Ensino;
- As senhas serão nominais e intransferíveis;
- O responsável pela Unidade Administrativa e o detentor da senha responsabilizar-se-ão por todas as informações geradas com a utilização dessa senha;
- Cada Unidade Administrativa ou grupo de Unidades Administrativas terá no máximo 04 (quatro) senhas;
- No Roteiro de Utilização do Comunicado de Ocorrência Eletrônico (Anexo II), constarão os procedimentos para cadastramento de senhas.
Artigo 3º. Os Centros de Despesa de Pagamento – CDPe’s e os Centros Regionais de Despesa de Pagamento – CRDPe’s, ao verificarem a inobservância do disposto na Portaria CAF-G nº 25, de 27 de setembro de 2017, deverão notificar as Unidades de Recursos Humanos sobre a necessidade do envio imediato das ocorrências, a fim de coibir o pagamento de valores indevidos.
Artigo 4º. Esta Instrução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Instrução DDPE nº 5, de 23 de outubro de 2015.
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ANEXO I - ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO PARA O COMUNICADO DE OCORRÊNCIA ELETRÔNICO
- Procedimentos para Cadastramento de Senhas:
- O servidor autorizado receberá um "Login" (Usuário) e a "Senha Provisória" atribuída pelo Centro de Despesa de Pessoal ou Centro Regional de Despesa de Pessoal;
- Acessar o endereço: www.fazenda.sp.gov.br/folha;
- Digitar o "Login" no Campo "Usuário";
- Digitar a "Senha Provisória" no Campo "Senha";
- Clicar em "Entrar";
- Confirmar os Dados Pessoais digitando: RG, CPF e Data de Nascimento;
- Digitar a "Nova Senha" e repetir a "Nova Senha" (Alfanumérica de no mínimo 6 e máximo 8 caracteres);
- No campo "Dica" digitar uma palavra ou frase que ajude a lembrar a nova senha.
- Alteração de Senhas:
- A senha poderá ser alterada a qualquer tempo, na opção "Mudança de Senha", disponível na página do Comunicado de Ocorrência Eletrônico;
- Digitar a Senha atual;
- Digitar a Nova senha;
- Confirmar a nova senha;
- Digitar um Dica (uma palavra ou frase que ajude a lembrar a nova senha).
OBS: A senha permitirá que o responsável pela Unidade Administrativa ou pelo Grupo de Unidades Administrativas, tenha acesso a todos os servidores da(s) respectiva(s) Unidade(s).
- Inclusão de Ocorrências:
- Digitar o "RS" ou "RG" do servidor;
- Clicar em "Incluir" e "Prosseguir";
- Após o preenchimento dos campos, clicar em "Enviar". O arquivo será enviado à Secretaria da Fazenda e o sistema gerará um número para o comunicado;
- A cada envio será registrado o "Nome do responsável pelo envio" e a "Data do envio";
- Poderá ser efetuado mais de um lançamento para o mesmo servidor.
- Dados que serão apresentados preenchidos, conforme consta na folha de pagamento:
- Secretaria;
- Cód. UA / Denominação;
- CDPe / CRDPe;
- RG;
- RS / PV / EX;
- Nome;
- Cargo;
- Jornada.
- Dados que deverão ser informados:
- Endereço
Indicar o endereço completo (nome da rua, número, complemento, bairro, cidade e CEP) do servidor.
- Ocorrências
- Informar em qual situação o servidor se enquadra;
- Para facilitar os lançamentos, o operador poderá utilizar os recursos:
- Clicar na seta do campo "Ocorrências", para abrir a janela com a relação de todas as ocorrências;
- Clicar no campo "Ocorrências" e digitar a primeira letra do nome da ocorrência que deseja lançar. Se a ocorrência exibida não for a desejada clicar a mesma letra até exibir a denominação desejada ou utilizar a barra de rolagem.
- Na situação de dispensa do servidor "Docente ACT" pertencente à Secretaria da Educação, somente poderá ser enviado a Ocorrência quando rejeitado no Processo Automático de Dispensa, bem como é obrigatório informar no Campo "Observações" o "Motivo da Rejeição" e a "Data".
- Para as Ocorrências informadas deverá ser informado no campo "Observações" a freqüência do mês anterior, até a véspera da ocorrência.
- Cessação de Designação
Informar o cargo que está sendo cessado.
- Perdas / Cessação de Vantagem
- Clique em Perda ou Cessação de Vantagem;
- Informar a denominação da Perda ou da Cessação de Vantagem;
- Para facilitar os lançamentos o operador poderá utilizar os recursos:
- Clicar na seta do Campo "Perdas / Cessação de Vantagem", para abrir uma janela com a relação das vantagens;
- Clicar no Campo "Perdas / Cessação de Vantagem" e digitar a primeira letra do nome da Perdas / Cessação de Vantagem que deseja lançar. Se a Perdas / Cessação de Vantagem exibida não for a desejada clicar a mesma letra até exibir a denominação desejada.
- Cessação de Salário Família
Indicar se Cessação de Salário Família.
- Nome do Dependente
Informar o nome completo do Dependente.
- Motivo
Informar o motivo que levou a cessação / exclusão do dependente, podendo ser:
1. Casamento;
2. Falecimento;
3. Cancelamento.
- A partir de
Indicar dia/mês/ano para cada ocorrência.
- DOE
Indicar a data de publicação no Diário Oficial.
- Observações
Informar as situações que impliquem na sustação ou redução de vencimentos, remuneração ou salário, não abrangidas nos itens anteriores.
- Dados que o sistema assumirá:
- Data do envio;
- Nome completo de quem enviou.
Alteração de Ocorrência
A Unidade poderá alterar o Comunicado de Ocorrência, desde que o Centro de Despesa de Pessoal ou Centro Regional de Despesa de Pessoal não tenha efetuado a consulta.
- Clique em "Ocorrências";
- Digitar o "RS" ou "RG" do servidor;
- Clicar em "Alterar" e em seguida "Prosseguir";
- Após a alteração dos campos, deverá clicar em "Enviar". O arquivo será enviado à Secretaria da Fazenda;
- O sistema não alterará o número do Comunicado de Ocorrência.
Exclusão de Ocorrência
A Unidade poderá excluir o Comunicado de Ocorrência, desde que o Centro de Despesa de Pessoal ou Centro Regional de Despesa de Pessoal não tenha efetuado a consulta.
- Clicar em "Ocorrências";
- Digitar o "RS" ou "RG" do servidor;
- Clicar em "Excluir" e em seguida "Prosseguir";
- Será apresentado o "Comunicado de Ocorrência" e no final da tela a tecla "Excluir"
- O sistema não alterará o número do Comunicado de Ocorrência.
Consultas
Para acessar:
- Clicar na seta do Campo "Unidade" e selecionar a Unidade que desejar ou todas as Unidades.
- Escolha o "Tipo de Lançamento":
- Todas as ocorrências;
- Ocorrências enviadas;
- Ocorrências devolvidas (Deverá ser consultada diariamente pelo Responsável da Unidade Administrativa, pois constará o motivo da devolução do Comunicado de Ocorrência).
Procedimento:
- Digitar a data "DE" e "ATÉ" da consulta;
- Clicar em "Consultar". Aparecerá uma tela com:
- Data de envio;
- Número
- Situação da ocorrência.
- Clicar no Número da Ocorrência para visualizá-la.
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ANEXO II - ROTEIRO DE PREENCHIMENTO PARA O FORMULÁRIO
- Identificação da Unidade
- Secretaria;
Indicar a denominação da Secretaria a qual está vinculado o servidor.
- Coordenadoria / Departamento / Diretoria;
Indicar a denominação da Coordenadoria / Departamento / Diretoria, a qual está subordinada a Unidade.
- Cód. UA / Denominação;
Indicar o código numérico da Unidade Administrativa, bem como sua denominação.
- Município;
Indicar o município ao qual está vinculada a Unidade.
- Mês/Ano de referência;
Indicar o mês/ano de processamento da Folha de Pagamento.
- CDPe / CRDPe;
Indicar o código do Centro de Despesa de Pessoal ou Centro Regional de Despesa da qual está vinculada a Unidade Administrativa.
- Endereço;
Indicar o endereço completo (nome da rua, número, bairro, cidade e CEP) onde está localizada a Unidade Administrativa.
- Telefone;
Informar o número do telefone da Unidade Administrativa.
- Identificação do Servidor
- RG;
Indicar o número do registro geral do Servidor.
- RS / PV / EX;
Indicar o número do registro do sistema / provimento / variação de exercício do Servidor.
- Nome;
Indicar o nome completo do Servidor.
- Cargo / Função;
Indicar a denominação do cargo ou função atividade exercida pelo Servidor.
- Tabela;
Indicar a tabela que o Servidor faz jus no cargo / função atividade.
- Jornada
Indicar a jornada que o Servidor faz jus no cargo / função atividade.
- Endereço;
Indicar o endereço completo (nome da rua, número, complemento, bairro, cidade) do Servidor.
- CEP;
Indicar o número do CEP do endereço do Servidor.
OBS: Ao preencher os campos contidos nos itens "a" e "b", deverão ser observados os dados constantes na folha de pagamento.
- Ocorrências
- Cessação / Denominação da Vantagem;
Informar à gratificação que está sendo cessada.
- A partir de
Indicar o dia/mês/ano da ocorrência.
- Vacância;
Indicar em qual situação se enquadra o Servidor:
- Aposentadoria por implemento de idade (70 anos);
- Aposentadoria por invalidez;
- Demissão a bem do Serviço Público;
- Demissão a critério da Administração;
- Dispensa a bem do Serviço Público;
- Dispensa a critério da Administração;
- Dispensa a pedido;
- Exoneração a critério da Administração;
- Exoneração a pedido;
- Falecimento;
- Rescisão de contrato;
NOTA: Informar a freqüência do mês anterior, até a véspera da ocorrência.
- A partir de
Indicar o dia/mês/ano da ocorrência.
NOTA: Para aposentadoria por implemento de idade, o dia/mês/ano deverá ser o dia imediato em que completar 70 (setenta) anos de idade, devendo ser encaminhado o Processo de Contagem de Tempo com a máxima urgência.
- Afastamento / Licença com/sem prejuízo de vencimentos;
Informar em qual tipo de afastamento o Servidor se encontra..
- A partir de
Indicar o dia/mês/ano da ocorrência.
- Servidor incluído indevidamente no BF desta Unidade;
Informar a inclusão indevida de Servidores no Boletim de Freqüência, devendo informar no campo "observação" qual é a Sede de Controle correta do Servidor.
- A partir de
Indicar o dia/mês/ano da ocorrência.
- Abandono de cargo / função;
Informar quando o servidor interromper o exercício por mais de:.
- 15 dias consecutivos, quando se tratar de Servidor admitido pela Lei 500/1974;
- 30 dias consecutivos, quando se tratar de servidor nomeado pela Lei 10.261/1968.
- A partir de
Indicar o dia/mês/ano da ocorrência.
- Prisão / Suspensão
Indicar em qual situação se enquadra o Servidor:
- Prisão CLT;
- Afastamento preventivo (Artigo 266 da Lei 10261/1968);
- Suspensão de contrato CLT;
- Suspensão (§ 1º - Artigo 254 da Lei 10261/1968);
- Suspensão convertida em multa (§ 2º - Artigo 254 da Lei 10261/1968).
- Período: De ___________ a ___________
Indicar o período em que o Servidor ficou afastado.
- DOE
Indicar a data da publicação no Diário Oficial.
- Licença negada;
- Período: De ___________ a ___________
Indicar o período em que o Servidor ficou afastado.
- DOE
Indicar a data da publicação no Diário Oficial.
- Perdas / Denominação da Vantagem;
Indicar a denominação da vantagem que deverá sofrer o desconto.
- Período: De ___________ a ___________
Indicar o período referente à perda.
- Quantidade de Dias
Indicar a quantidade de dias a que se refere a perda.
- Cessação do Salário Família;
Indicar se cessação de Salário Família.
- Nome do Dependente
Informar o nome completo do Dependente.
- Motivo
Informar o motivo da Cessação / Exclusão do Dependente, podendo ser:
- Casamento;
- Falecimento;
- Cancelamento.
- A partir de __________________
Informar dia/mês/ano da ocorrência.
- Outras circunstâncias abrangidas pelo Artigo 1º da Portaria CAF
Informar as situações que impliquem na sustação ou redução de vencimentos, remuneração ou salário, não abrangidas nos itens anteriores.
- Local
Indicar o Município ao qual está vinculada a Unidade.
- Data
Indicar a data do preenchimento do formulário.
- Preenchido por
Indicar o Nome do Responsável pelo preenchimento do formulário.
- Assinatura e carimbo do Responsável
Assinatura e carimbo do Diretor ou Responsável.
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ANEXO III - Modelo de Ofício
A que se refere o Item "I" do Artigo 2º da Instrução DDPE nº 01/2017.
Solicitação de inclusão/exclusão senhas
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DDPE, 04 de outubro de 2017
Rubens Peruzin
Diretor
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