| PERGUNTAS FREQÜENTES 
     IX. DÚVIDAS TÉCNICAS
   Nesta seção informamos apenas algumas possibilidades de soluções 
      a resolver os erros apontados. 1. Rejeição no envio de NF-e: erros 299 ou 
      402:
 Erro possível: não basta colocar o texto “UTF-8” 
      no início da mensagem, pois o texto da mensagem deverá estar 
      efetivamente no formato “UTF-8”.  2. Rejeição no envio de NF-e: erro 293:
 Este erro pode ocorrer sempre que a entidade certificadora estiver fora 
      do ar.  3. Rejeição no envio de NF-e: erro 205:
 Caso o emitente não conste no cadastro como ativo, terá a nota rejeitada por erro “301 - Uso Denegado: Irregularidade fiscal do emitente”.
Após o restabelecimento da Inscrição Estadual, o emitente deve alterar o número da nota e transmitir novamente. 
Caso transmita a mesma nota que foi denegada, terá o retorno de erro “205 - Rejeição: NF-e está denegada na base de dados da SEFAZ”.
 4. Erros de conexão ou comunicação de sistemas:
 Sugestão: verificar se há conexão com a internet (em 
      caso negativo, verifique em sua empresa se há algum problema de acesso 
      à internet). 5. Outros erros:
 Consultar o Manual de Integração do Contribuinte (disponível 
      para download neste site) e, caso reste alguma dúvida, encaminhe 
      a questão pelos canais de atendimento ás dúvidas. 6. Sobre indisponibilidade do sistema de NOTA FISCAL ELETRÔNICA 
      da Secretaria da Fazenda:
 Para o esclarecimento de dúvidas sobre indisponibilidade, envie 
      um email para nfe_indisponibilidade@fazenda.sp.gov.br 
      (este email responderá automaticamente se o sistema da NOTA FISCAL 
      ELETRÔNICA está disponível ou não), ou acesse 
      a página principal da NF-e no site da SEFAZ/SP www.fazenda.sp.gov.br/nfe. 
      
        
      
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