PERGUNTAS FREQÜENTES
IX. DÚVIDAS TÉCNICAS
Nesta seção informamos apenas algumas possibilidades de soluções
a resolver os erros apontados.
1. Rejeição no envio de NF-e: erros 299 ou
402:
Erro possível: não basta colocar o texto “UTF-8”
no início da mensagem, pois o texto da mensagem deverá estar
efetivamente no formato “UTF-8”.
2. Rejeição no envio de NF-e: erro 293:
Este erro pode ocorrer sempre que a entidade certificadora estiver fora
do ar.
3. Rejeição no envio de NF-e: erro 205:
Caso o emitente não conste no cadastro como ativo, terá a nota rejeitada por erro “301 - Uso Denegado: Irregularidade fiscal do emitente”.
Após o restabelecimento da Inscrição Estadual, o emitente deve alterar o número da nota e transmitir novamente.
Caso transmita a mesma nota que foi denegada, terá o retorno de erro “205 - Rejeição: NF-e está denegada na base de dados da SEFAZ”.
4. Erros de conexão ou comunicação de sistemas:
Sugestão: verificar se há conexão com a internet (em
caso negativo, verifique em sua empresa se há algum problema de acesso
à internet).
5. Outros erros:
Consultar o Manual de Integração do Contribuinte (disponível
para download neste site) e, caso reste alguma dúvida, encaminhe
a questão pelos canais de atendimento ás dúvidas.
6. Sobre indisponibilidade do sistema de NOTA FISCAL ELETRÔNICA
da Secretaria da Fazenda:
Para o esclarecimento de dúvidas sobre indisponibilidade, envie
um email para nfe_indisponibilidade@fazenda.sp.gov.br
(este email responderá automaticamente se o sistema da NOTA FISCAL
ELETRÔNICA está disponível ou não), ou acesse
a página principal da NF-e no site da SEFAZ/SP www.fazenda.sp.gov.br/nfe.
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